Calmante, anti-inflamatória e antibacteriana, a camomila é uma erva com muitos benefícios para o organismo. Porém, será que todos podem consumi-la? Neste artigo, vamos esclarecer uma dúvida comum: bebê pode tomar chá de camomila ou essa infusão causa problemas?
Para saber todos os detalhes relacionados ao assunto, siga com a leitura!
Bebê pode tomar chá de camomila?
Sim, os pequenos podem ingerir e se beneficiar bastante do consumo dessa bebida natural. Porém, ela deve ser consumida em pequenas doses, sem açúcar e na temperatura ambiente. Assim, os benefícios são preservados e processados com segurança pelo organismo do bebê.
Além disso, opte por oferecer a bebida no período noturno. Afinal de contas, por suas propriedades calmantes, ela vai ajudar seu filho a dormir de modo mais tranquilo e reconfortante.
Os benefícios da camomila
De forma geral, a camomila ajuda a combater:
- ansiedade;
- insônia;
- má digestão;
- resfriados;
- diarreia;
- inflamações nasais.
A partir de que idade o bebê pode tomar chá de camomila?
Você já sabe que bebê pode tomar chá de camomila, certo? Porém, não é a partir das primeiras semanas de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), isso só deve ocorrer depois dos seis meses, período em que começa a introdução alimentar.
Antes desse tempo, o recomendado é o consumo exclusivo do leite materno, pois ele já supre todas as necessidades do seu filho.
Quais os problemas da ingestão do chá antes do tempo recomendado?
Segundo a OMS, a ingestão do chá antes do tempo ideal pode causar reações alérgicas mais facilmente, já que o sistema imunológico do bebê não está completamente desenvolvido.
Além do mais, o consumo regular de líquidos acaba diluindo o leite, o que faz com que este perca um pouco das suas propriedades nutritivas.
Portanto, guarde o bom e velho chazinho para o tempo certo e cuide da saúde do seu filho.
Quais os chás mais indicados para os bebês?
Depois dos seis meses de vida, o bebê pode consumir não apenas o chá de camomila, mas várias outras infusões. Claro, tudo ingerido em pequenas quantidades.
A seguir, listamos as principais preparações que podem ser oferecidas à criança.
- Chá de erva-doce
O chá de erva-doce é um grande aliado no combate às cólicas e aos gases que tanto incomodam os bebês.
- Chá de capim-santo
O chá de capim-santo é ótimo para regular o funcionamento intestinal, além de ser bem refrescante.
- Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira também possui propriedades calmantes, assim como a camomila. Porém, tem outros benefícios, entre os quais podemos citar o alívio das cólicas e dos gases.
- Chá de hortelã
Esta preparação é ótima para combater gripes e resfriados, além de auxiliar no processo digestivo dos pequenos.
Bem, diante do que explicamos, fica claro que os chás, incluindo o chá de camomila, podem ser consumidos pelos bebês. Contudo, existe uma restrição: a idade do seu filho. Afinal, é preciso que ele tenha mais de seis meses para aproveitar todos os benefícios de um bom chazinho.
E você, sabia que bebê pode tomar chá de camomila? Responda aqui nos comentários!